Reze, como se tudo dependesse só de Deus. Estude, como se tudo dependesse só de você

 

Crescimento na carreira se dá por um conjunto de fatores. Não dá para negar que estar no lugar certo na hora certa são pontos importantes e nem sempre controláveis. Eu, pessoalmente, acredito que não dá para negar a importância do fator sorte. Mas, por outro lado, não dá, também, para ficar dependendo de que a sorte bata à sua porta. Por isto me vem à mente uma frase que minha mãe sempre me disse: “Reze, como se tudo dependesse só de Deus. Trabalhe, como se tudo dependesse só de você”.

Com certeza você já leu ou ouviu, um monte de vezes, a mesma conversa de quanto é importante estar preparado para quando as oportunidades aparecerem. Mas ficam as dúvidas: que oportunidade vai aparecer? Como me preparo para uma oportunidade que nem sei quando e nem de que maneira vai aparecer? Como eu enxergo as oportunidades que, eventualmente, apareçam em minha frente? Como saber se o que tenho é uma oportunidade de fato ou uma arapuca?

Experiência e bom senso ajudam muito a discernir entre o que é e o que não é, de fato, uma oportunidade na carreira ou na vida. Mas para ganhar experiência vai tempo, paciência e, muitas vezes, quebrar a cara também.

Afinal, o que ajuda para estar pronto para oportunidades? Minha resposta: ESTUDAR.

Há inúmeras as pesquisas que mostram a correlação direta entre anos de estudo e média salarial, veja o gráfico abaixo, de um relatório do Collegeboard.org

Parece óbvio, mas na prática muitas pessoas negligenciam sua formação continuada e acabam por não aproveitar oportunidades por não saberem separar as boas das más chances da carreira. Tudo por falta de uma base educacional forte. Mas preste atenção: BASE EDUCACIONAL FORTE.

Tenha cuidado na escolha dos cursos e escolas onde vai jogar seu esforço, tempo e dinheiro. Analise com carinho se uma graduação, pós, especialização, extensão ou outro tipo de curso vai lhe acrescentar algo que o ajude, de fato, a se diferenciar. Há muitas instituições oferecendo cursos de todas as formas e métodos. Veja quais têm peso acadêmico para dar um bom significado em seu currículo.

Achado o curso que você avalie ter algo para acrescentar à sua formação, em uma instituição que pode diferenciar seu currículo, vá em frente. Estude, se dedique, sue e aprenda tudo o que puder. Terminado este curso estude mais. Leia, se interesse por muitos assuntos, não fique preso a uma área apenas, mas ao contrário, aprenda sobre vários assuntos, pois em algum momento sua cultura geral bem como sua formação profissional vão te ajudar a enxergar as boas oportunidades e discernir entre as não são tão boas assim.

Faça a sua parte. Se rezar vai ou não te ajudar, depende da sua fé, mas estudar vai depender mesmo é de você.