Em meu artigo “Sua carreira. Seu produto” fiz a comparação do processo de gestão de carreira com o processo de desenvolvimento de produtos. A ideia daquele artigo foi mostrar que os princípios que norteiam o desenvolvimento de um produto de sucesso podem e devem ser aplicados por todos os profissionais que desejam tratar suas carreiras com as melhores chances de sucesso. No artigo fiz um paralelo com o fluxo de desenvolvimento de produtos e suas possibilidades no desenvolvimento de seu “Produto Pessoal”. Neste artigo vou tratar de como fazer uma busca de oportunidades para sua carreira através de uma Mapa de Posicionamento ou seja, vamos começar a tratar do FFE (Fuzzy Front End), conforme citei naquele artigo. Vamos lá.
Em mercados competitivos, em geral, há um sem numero de produtos ou serviços brigando pelos mesmo consumidores. Cada um destes concorrentes tem suas forças e fraquezas e daí conseguem maior ou menor parcela de mercado. É importante entender que aquilo que um fabricante imagina ser o ponto forte de seu produto nem sempre é percebido desta forma pelos consumidores. Costumo dizer em meus cursos na pós-graduação que nossa opinião sobre nossos produtos não vale nada, o que interessa é como os consumidores ou os potencias consumidores percebem cada produto, e isto nem sempre é fácil descobrir. Muitas vezes uma simples pesquisa de mercado basta, mas há situações em que as percepções são subliminares e nem mesmo os consumidores sabem explicar o porquê preferem produto A ao invés do B. Isto explica em grande medida o fracasso de novos produtos, apesar de tanta pesquisa de mercado.
O Mapa de Oportunidade é uma ferramenta que permite enxergar os Gaps de Insatisfação dos consumidores permitindo enxergar onde dar maior ênfase para aumentar as chances de sucesso de um produto. Veja o exemplo na figura abaixo para a análise de um automóvel (modelo e marca não são apresentados).
Os Gaps de oportunidade são encontrados a partir da seguinte relação:
OPORTUNIDADE = IMPORTÂNCIA + (IMPORTÂNCIA – SATISFAÇÃO)
As áreas em branco mostram os Gaps de oportunidade para a fabricante do automóvel implementar melhorias em seu produto ou nas suas relações com os consumidores.
- Nível de economia
- Rede de assistência técnica
- Valor de revenda
- Durabilidade
- Atendimento no pós-venda
Além destes itens é notável o pico de oportunidade para a melhoria da “Imagem do fabricante”.
O que mais interessa agora é que esta mesma ferramenta pode ser usada para te ajudar a ver onde estão suas melhores oportunidades de carreira de maneira a buscar um foco que aumente suas chances de sucesso profissional. Vamos fazer um pequeno exercício para ver como aplicar a ferramenta. Inicialmente busque uma clara visão de suas competências e procure ajustar a uma escala numérica. Digamos que sejam as seguintes competências:
- Autocontrole
- Habilidade de Comunicação
- Relacionamento Interpessoal
- Proatividade
- Trabalho em equipe
- Autoconhecimento / Autoestima
- Conhecimento Técnico
- Domínio do Inglês
- Espirito empreendedor
Para cada um dos itens é necessário buscar as informações sobre qual o nível real de expectativa do mercado. Sugiro que você busque entender as expectativas de forma muito realista e não se deixe levar por modismos e nem apenas uma única fonte de informação. A conversa com apenas um profissional de RH pode vir a te colocar níveis de exigência não realistas, que ninguém atenderia e assim sua análise não teria nenhuma utilidade.
Para saber como você está em cada item o melhor é buscar feedback de colegas atuais ou daqueles que trabalharam com você, de professores ou mesmo de amigos ou familiares que possam enxergar seus comportamentos e te relatar de forma realística.
Apenas como forma de exemplificar, veja como pode parecer um mapa de posicionamento destas competências exigidas.
Da mesma maneira que no mapa para os automóveis, as áreas em branco representam as regiões onde existem mais oportunidades de melhoria do “produto pessoal”. Ou seja, as áreas onde, para este exemplo fictício, existem Gaps de oportunidade para crescimento profissional.
O modelo que estou apresentando é bastante simples e introdutório, mas serve muito bem para um uso prático e tenho certeza de que pode ajudar a você leitor em sua caminhada para ser cada vez mais completo profissionalmente.